quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O Goju Ryu




Goju Ryu (剛柔流 gōjū ryū em japonês) é uma escola de karate originária de Okinawa. É um estilo que mescla formas "rígidas, duras" (Go) com formas "suaves" (Ju), criado por Chojun Miyagi, aluno do mestre Kanryo Higaonna, maior autoridade do Naha-Te em Okinawa. Mestre Miyagi, após passar 4 anos na China, onde treinou os estilos Pa Kua Chang e Shaolin Chuan, voltou a Okinawa e, baseando-se no princípio do Yin Yang (as energias negativa e positiva que regem o universo), ele uniu a flexibilidade das artes chinesas à rigidez do Naha-Te, criando o Goju Ryu - A Escola do Duro e Suave, do Rígido e Flexivel.


O nome Goju Ryu foi dado por Chojun Miyagi (1888-1953) na transição da década 20 para a de 30 ,durante o século XX, à escola de Karate Do que fundou. Existem várias versões sobre a data de surgimento do nome. A versão mais divulgada suporta-se no facto ocorrido no dia 5 de Maio de 1930 onde, para celebrar a coroação do príncipe Hirohito, foi realizada uma demonstração de artes marciais para a qual Chojun Miyagi foi convidado. Impossibilitado de participar, o Mestre enviou para essa demonstração o seu melhor aluno, Jin’na Shinzato (Este seu aluno morreu tragicamente na 2ª Guerra Mundial, na célebre batalha de Okinawa, com uma explosão de uma bomba à entrada da gruta onde se abrigava).

Depois de ter realizado as Katas Sanchin e Seisan, um dos participantes na demonstração perguntou a Shinzato o nome do seu estilo, pergunta para a qual não tinha resposta visto que os estilos eram conhecidos pela zona geográfica onde eram maioritariamente treinados, como por exemplo: Naha-Te, Shuri-Te e Tomari-Te, sendo Naha, Shuri e Tomari as 3 principais cidades de Okinawa.


No seu regresso a Okinawa, Shinzato relatou o acontecido a Chojun Miyagi que, de imediato, se apercebeu que seria importante dar um nome formal ao seu estilo, se queria que a sua arte fosse reconhecida e respeitada pelos Japoneses como uma arte comparável ao Judo e ao Kendo, que experimentavam grande popularidade e ascensão na época.

E foi assim que Mestre Miyagi extraiu a idéia de Goju Ryu, para o nome do seu estilo, de uma obra literária chamada Bubishi. Nesta obra existem oito poemas sobre as artes marciais (Kenpo Haku), e na terceira linha de um deles lê-se “Ho Go Ju Donto” (fazendo referência a como a respiração deve ser “dura” e “suave”).

Tendo em conta a natureza do estilo de Chojun Miyagi , um estilo contendo técnicas duras e suaves e dando ênfase à respiração, Goju parecia ser o nome ideal. No termo “Goju Ryu”, “Go” significa “duro”, “Ju” significa “suave”, e “Ryu” significa escola, como na maioria das denominações de escolas (”Ryu”) ou associações (”Kai”) de Karate Do moderno, embora algumas delas sejam conhecidas pelo nome do local de prática (”Kan”), como é o caso do Shotokan (Ryu).

Outra versão refere que, em 1933, sua escola foi oficialmente registada como Goju Ryu no Butoku Kai, a Associação Japonesa de Artes Marciais. É um facto que Chojun Miyagi, no seu excepcional livro escrito em 1934 Karate-Jutsu Gaisetsu - Explicação geral sobre a arte do Karate -, diz que o Goju Ryu Karate Kempo se desenvolveu com base no estudo aprofundado de um sistema Chinês de Fuzhou (Miyagi, 1934, trad: 1993, p. 16).


Assim, a data da denominação do estilo poderá ser considerada a de 1934, suportada pelos escritos do próprio fundador.

O Goju Ryu foi o primeiro estilo de To-De a ter um nome e a ser registado e, foi assim que viria a ser reconhecido, em Abril de 1933, pela Daí Nihon Butoku Kai, órgão criado para o reconhecimento e preservação das artes marciais tradicionais japonesas, onde no ano seguinte Chojun Miyagi aceitaria um cargo na direcção vigente e seria, também, nomeado chefe do departamento de To-De no ramo da Butoku Kai em OKinawa.


O significado de Goju Ryu


Go = Rígido

Ju = Suave/Flexível

Ryu= Estilo (Escola)


Características do Karate Goju Ryu

O Goju Ryu é o estilo de Karate que busca o equilíbrio dos opostos, das energias antagónicas e complementares. Ele ensina como agir, se com energia ou brandura, se com rapidez ou suavidade.

Praticar Goju Ryu é aprender a ser como a água, fluída e sem forma, que por isso pode assumir todas as formas; calma e suave ou revolta, mas ambas com o poder de ultrapassar quaisquer obstáculos, mesmo os de aparência mais resistente. O Goju Ryu caracteriza-se, também, pelos seus movimentos circulares.

Como a expansão do eterno universo, no qual encontramos a harmonia de “Go” (positivo) e “Ju” (negativo), o caminho do estilo Goju Ryu deve perseguir o crescimento da esplendida harmonia, do livre, elegante e infinito espírito das artes marciais.

guardianassociation

Sem comentários:

Enviar um comentário