quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Shurijo Castle...

História

“A data de construção do castelo de Shuri é incerta, mas estava claramente em uso como um castelo durante o Período Sanzan (1322-1429). Pensa-se que provavelmente foi construído durante o período Gusuku, como os outros castelos de Okinawa.

Quando o Rei Sho Hashi unificou as três partes de Okinawa e estabeleceu o Reino Ryūkyū Unido, ele utilizou o Castelo de Shuri como sua residência oficial. Ao mesmo tempo, Shuri floresceu como capital e continuou a desenvolver-se durante a dinastia Sho segundo.

Durante cerca de 450 anos, desde o início do século 15, foi a sede da corte real e centro administrativo do Ryukyuan Unido. Foi o ponto fulcral do comércio externo daquele arquipélago, bem como o seu coração político, económico e cultural.

Segundo os registos, o Castelo de Shuri foi queimado várias vezes, tendo sido sempre reconstruído. Antes da guerra, foi designado um Tesouro Nacional, mas durante o conflito mundial, o exército japonês estabeleceu o seu quartel-general no subterrâneo do castelo e, por esse facto e com início em 25 de Maio de 1945, o navio de guerra americano USS Mississípi bombardeou-o durante três dias. Em 27 de Maio, o castelo acabou por ser incendiado e destruído.

Após a guerra, a Universidade das Ryukyus mudou-se para o local do castelo, onde permaneceu até 1975.

Em 1958, o portão de Shureimon foi reconstruído e, em 1992, o mesmo se passou com o edifício principal do castelo. Actualmente, toda a área ao redor do castelo foi estabelecida como Shuri Castle Park.

Em 2000, juntamente com outros castelos e fortalezas de Okinawa, foi designado pela UNESCO como Património da Humanidade.”


(Fonte Wikipédia)


Por outro lado, o Castelo de Shuri esteve, desde sempre, associado à prática do Karate, tendo sido um dos mais famosos locais de treino ao ar livre da modalidade. Ainda hoje, algumas das mais emblemáticas fotografias dos primórdios daquela arte marcial retratam treinos nas imediações do castelo…

Por esse facto, Shuri é um local místico para todos os karatecas, pelo que se torna um imperativo visitá-lo.

Foi dessa forma que a comitiva nacional o encarou, como local onde foram dados os primeiros passos na divulgação da modalidade rumo a um futuro que, passados mais de 70 anos, se revelou profícuo e de bastante sucesso.

Com efeito, o Karate é hoje praticado em todo o mundo por centenas de milhar de homens, mulheres e crianças, jovens e seniores, quer numa perspectiva desportiva, quer de manutenção ou de auto-defesa, mas sempre no caminho (Do) da preservação dos valores, das virtudes e da tradição que as artes marciais e o bushido encerram.






1 comentário:

  1. Estou a começar. É difícil. O nome é Tinta da China. Mas o endereço é:(http://karateokinawakan.blogspot.com/)
    Ainda nem consigo harmonizar isso!

    ResponderEliminar